domingo, 1 de junho de 2008

Dicas de Viagem a Buenos Aires

Rua Flórida e as compras


Fiquei hospedada no centrão, a uma quadra da Rua Flórida, uma rua onde não se circula carros e onde se localiza a famosa Galeria Pacífico, que era um antigo edifício que foi transformado em shopping, com belos afrescos e maravilhosas pinturas no teto, muita informação de arte, como quase todos os lugares que visitamos na Argentina.
Dentro da Galeria Pacífico tem uma loja chamada Havanna*, acho que é a loja mais ilustre dos argentinos e é onde se vende alfajor mais famoso do mundo, não sei se é bom, como vai ovo não provei. No último andar da galeria, fica o Centro Cultural Borges - Jorge Luis Borges (1899/1986), autor de "Aleph", foi um dos maiores renovadores da literatura hispano-americana.
A Flórida é uma rua com muito comercio que esta estrategicamente localizada perto do bochicho portenho, por ela chegamos rapidamente a outros locais badalados da cidade, como o Cólon, um dos teatros líricos mais respeitados do mundo, inaugurado em 1908. E embora seja um “calçadão” bem no coração de Buenos Aires a rua é limpa. Acordei uma manhã muito cedo, fui dar uma volta por lá e então descobri o segredo de nossos hermanos. Eles limpam todo o chão e as fachadas com aqueles equipamentos de dá uma super pressão a água. Então o centro não é como o de Osasco, São Paulo, Florianópolis... é limpo e não fede sujeira e nem xixi.

Na rua Flórida existem muitas casas de cambio, embora a maioria das lojas aceitam pagamento em dólar ou o nosso real (não só nessa rua como em outros lugares). Maravilha, não? Cuidado! As lojas aproveitam para tirar vantagem em cotações bastante desfavoráveis ao turista. De qualquer forma, se precisarem comprar pesos por lá, nada de trocar no hotel, muito menos no aeroporto. Vá à Metropolis, uma casa de câmbio confiável, que fica na Florida, quase esquina com a Avenida Córdoba.

Outra coisa que é legal prestar atenção são as lojas que tem placas free tax. Isso significa que poderá recuperar o imposto de ICMS cobrado nas mercadorias. Para isso deve-se gastar pelo menos 70 pesos numa mesma fatura, mas só vale para produtos 100% argentinos. Guarde todas as notas dos produtos para depois apresentá-los, junto com o formulário que você retirará no aeroporto.

A Flórida é muito popular para compras, mas dizem que é local para turista, que os argentinos compram em outros lugares, muito mais baratos – não conheci.


Lembranças de placas imitando as dos veículos da Argentina com nosso nome.





* Meu pai comprou caixas e mais caixas do alfajor Havanna no free shop e esqueceu tudo no bagageiro do avião. Acho que a comissária de bordo que achou os doces ficou muito feliz.

Avaliação

Nenhum comentário: